< News

24/09/2019

Brasil inicia negociações de livre comércio com México

O Secretário Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, confirmou, que o governo brasileiro iniciou formalmente negociações de livre comércio com o México, em uma tentativa de construir um complexo pacto comercial entre as duas maiores economias da América Latina.


As negociações representam o mais recente capítulo nos esforços do Brasil para abrir sua economia e manter relações comerciais com mais países. Sob o governo de Jair Bolsonaro, o Brasil também já iniciou conversas por um acordo comercial com os Estados Unidos.


Em discurso durante conferência organizada pelo Conselho Empresarial Brasil-China, Troyjo disse que o Brasil espera aumentar o comércio com o México, destacando a venda de produtos agrícolas.


Os parlamentares mexicanos já ratificaram o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), após líderes dos três países concordarem em novembro com os termos do tratado. O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, disse em agosto que espera que os EUA sigam o exemplo neste mês.


A negociação com o México ocorre depois que o Mercosul e a União Europeia também assinaram um acordo, o primeiro birregional da história.


Segundo estimativas do Ministério da Economia, o acordo, se e quando entrar em vigor, poderá ampliar as exportações brasileiras para a UE em até US$ 100 bilhões nos próximos quinze anos, além de atrair investimentos da ordem de US$ 113 bilhões no mesmo período.
*Fonte: Exame.

Brasil inicia negociações de livre comércio com México