< News

10/10/2019

Mercosul-União Europeia conheça suas vantagens

Longos vinte anos de negociação, o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia (UE) conta com grandes oportunidades para negócios dos dois países. As vantagens se multiplicam para importadores brasileiros.

 

O Mercosul e a União Europeia formam uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, seus mercados somam juntos aproximadamente 780 milhões de pessoas, onde possuem uma representatividade de 25% da economia mundial.

 

O novo acordo irá permitir aos importadores brasileiros que tenham acesso aos produtos europeus com facilidade crescente. A redução tarifária está prevista em cestas de 0, 4, 8 e 15 anos, além dos casos de redução parcial.

 

Para produtos agrícolas, o Mercosul irá liberar para União Europeia 96% do volume de comércio. Os produtos incluem queijos, chocolates, vinhos e outras bebidas alcoólicas e refrigerantes. Para produtos industriais, o Mercosul irá liberar 91% do volume de comércio. O conjunto inclui produtos químicos e farmacêuticos, maquinários, auto partes, vestuário, calçados e tecidos.

 

O acordo inclui também temas não tarifários. É o caso de liberação tributária para comércio de serviço; maior concorrência governamental em licitações públicas; possibilidade de empresas da Europeia e do Mercosul participarem de licitações nos dois blocos, desburocratização, remoção a barreiras ao comércio eletrônico.

 

A PREXX, pode auxiliar e efetivar os melhores benefícios envolvendo as importações e exportações do novo acordo, reduzindo riscos e abranger o mercado da sua empresa.

Mercosul-União Europeia conheça suas vantagens