< Noticias

30/10/2019

Mercosul deve concluir acordos com Canadá, Coreia e Cingapura

O Secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, informou no começo desta semana, que o Mercosul deve concluir até o fim do ano que vem acordo comerciais com Canadá, Coreia do Sul e Cingapura. Ferraz detalhou ainda que o bloco deve iniciar negociações para o estabelecimento de acordos de livre comércio com Estados Unidos, México, Japão e Vietnã no primeiro semestre de 2020.

 

 Ferraz fez as afirmações no Seminário do Brics sobre Governança de 2019, que acontece no Rio de Janeiro, com a presença de autoridades dos países membros do grupo: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

 

 Ferraz disse que o calendário de acordos faz parte da agenda comercial "muito ambiciosa" do governo brasileiro, e afirmou que o país faz esforços para modernizar o bloco sul-americano. Em sua fala em discurso no evento, proferida em inglês, ele não citou proposição de cortar à metade a Tarifa Externa Comum (TEC) do bloco.



Como exemplos de sucesso da agenda de comércio exterior do governo brasileiro, Ferraz citou o desfecho do acordo comercial com a União Europeia após 20 anos de negociações e a atualização do acordo automotivo com a Argentina, que prevê o livre comércio de peças e veículos até 2029.



Ao fim do discurso, Ferraz defendeu negociações multilaterais, a cooperação dentro das regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e a participação do Brasil em debates dentro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do G20. Ele disse que a recusa do Brasil a participar desses foros “não terá como resultado a retomada do crescimento, a geração de mais empregos ou a redução da pobreza” *Fonte Valor Econômico

Mercosul deve concluir acordos com Canadá, Coreia e Cingapura